Orientações Gerais

Os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica na UFSCar propiciam aos alunos de graduação a oportunidade de ampliar a formação acadêmica mediante a participação em projetos de pesquisa sem ou com concessão de bolsas.

A Coordenadoria de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (CoPICT) da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSCar, juntamente com os membros representantes do Comitê de Iniciação Científica e Tecnológica (CoICT), são responsáveis pela avaliação e seleção dos projetos de pesquisa do qual fazem parte o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-AF, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI e o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica sem remuneração - ICT SR.

Os projetos são selecionados anualmente, entre os meses de março e abril, por meio de Edital de Seleção de Iniciação Científica e Tecnológica.

A CoPICT faz cadastro em fluxo contínuo e certifica iniciações científicas em andamento desenvolvidas com bolsas FAPESP, PICME e por programas PET.