Dúvidas Frequentes acerca dos Editais 001/2022 e 002/2022

Verifique as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre os Editais.

Edital 001/2022 (bolsas)

Quando o aluno cancela uma bolsa, ela vai para a lista de espera ou pode ser indicada para outro aluno do mesmo grupo de pesquisa?

A bolsa vai para a lista de espera.

Aluno que vai ter projeto submetido na modalidade PIBIC-Af (indígena) pode receber a bolsa permanência do MEC ou isso o impediria de tentar a bolsa?

É permitido acumular a bolsa permanência com a de iniciação científica.

Aluno monitor no cursinho pré-vestibular da UFSCar e que recebe para esse trabalho de monitoria pode concorrer à bolsa?

Não.

Pode realizar estágio obrigatório, não-obrigatório, remunerado ou não remunerado?

Sim, como trata o item 7.2 do edital, mas atenção: não pode obter outras bolsas, como de monitoria, por exemplo, ou vínculo empregatício, como descrito no item 7.1.

Anexos do projeto são considerados na contagem do limite de páginas?

Não, os anexos podem passar das 15 páginas.

O docente pode se inscrever no edital estando afastado, sendo que no período de vigência ele retornará às atividades normais na UFSCar?

Sim, pode, o único impedimento é o afastamento durante a vigência do projeto, nos termos do edital.

Caso o autor se forme antes do final do prazo de 12 meses da bolsa, há algum empecilho para a submissão?

Não, mas deve solicitar o cancelamento da bolsa antes de se formar.

Alunos ingressantes podem se inscrever no edital?

Não há impedimento na inscrição de alunos ingressantes. Entretanto, como ainda não possuem o desempenho acadêmico no SIGA, não serão pontuados nesse quesito.

Edital 002/2022 (fluxo contínuo)

O projeto de IC elaborado tem que passar em reunião de conselho de departamento?

Sim, deve-se enviar o projeto de IC para o conselho departamental aprovar, cada departamento terá autonomia de como fazer essa avaliação, sendo necessário um parecer interno ou não.

Se o orientador é de um departamento e o aluno de outro, a homologação do projeto deve ocorrer em qual conselho de departamento?

No departamento do orientador

Quais documentos servem para comprovar a homologação do projeto no departamento?

O documento comprobatório pode ser qualquer documento que indique que o assunto foi aprovado no conselho departamental, como resoluções da reunião, ofício assinado pela chefia, etc.