Perguntas Frequentes

Inscrição

O que são os programas PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI e ICT-SR?

As modalidades de Iniciação Científica e Tecnológica estão descritas nesta página do site da CoPICT.

Quando posso me inscrever em um programa de iniciação científica e tecnológica?

A abertura da seleção de projetos é realizada anualmente, entre os meses de março e abril de cada ano. O programa de Iniciação Científica e Tecnológica Sem Remuneração (ICT-SR) possui o mesmo período de inscrição.

Como faço para me inscrever em um programa de iniciação científica e tecnológica?

Os projetos são selecionados por meio de edital publicado na página da CoPICT. Resumidamente, a inscrição possui duas etapas principais: i) submissão de um projeto de pesquisa no Portal de Eventos CoPICT e ii) envio de um formulário de inscrição disponível no item "Formulários" da página do Edital no site http://www.copict.ufscar.br.

Não fui contemplado na 1ª Chamada do Edital. Continuo concorrendo à bolsa?

Sim. Todos os inscritos com projetos habilitados no processo de seleção permanecem em uma lista de espera aguardando por novas vagas, oriundas de desistências, ao longo de toda a quota vigente. Quando uma bolsa é disponibilizada os candidatos(as) em lista de espera são chamados a manifestar interesse pela bolsa por e-mail, respeitando a classificação dos departamentos e os requisitos do Edital vigente.

Não fui contemplado na 1ª Chamada do Edital. Ainda poderei realizar iniciação científica?

Sim. Alunos não contemplados com bolsa podem realizar Iniciação Científica e Tecnológica sem remuneração (ICT-SR). Para solicitar a ICT-SR o docente deve indicar explicitamente o interesse em realizar ICT-SR ao enviar o formulário de submissão de termo de compromisso, disponível no item "Formulários" da página do edital.

Quais são os impedimentos para o recebimento da bolsa PIBIC / PIBITI?

Perda do vínculo com o curso de graduação, trancamento de matrícula, recebimento de outra bolsa de qualquer instituição ou órgão de fomento (exceto caráter social), curso/intercâmbio no exterior, vínculo empregatício, queda no desempenho acadêmico.

Como cadastrar um currículo Lattes?

Tutorial para cadastro de Lattes disponível em Tutorial Lattes


Projetos em Andamento

É possível fazer a substituição de aluno(a) em um projeto de pesquisa em andamento?

Poderá ocorrer a substituição de aluno(a), respeitando-se as condições descritas no Edital:

  • Em caso de substituição de aluno em projeto PIBIC, PIBIC-Af ou PIBITI, o projeto passará a ser executado como sem remuneração (ICTSR), ou seja, o(a) novo(a) aluno(a) não receberá bolsa;
  • Poderá ser realizada no máximo uma substituição por projeto;
  • Não poderá ocorrer troca ou mudança substancial do projeto de pesquisa;
  • Caso o(a) aluno(a) substituído(a) continue desenvolvendo o mesmo projeto em outra agência de fomento, as atividades desenvolvidas pelo(a) aluno(a) substituto(a) deverão ser diferentes das desenvolvidas pelo(a) aluno(a) substituído(a). Deverá ser indicado no formulário de substituição e nos relatórios parciais e finais quais são as novas responsabilidades do(a) aluno(a) no projeto.

A substituição deve ser solicitada pelo(a) orientador(a) até o dia 10 de cada mês pelo formulário para cancelamento e substituição disponível em http://www.copict.ufscar.br/editais/edital-2020-2021/formularios

O relatório das atividades desenvolvidas até então deverá ser submetido pelo(a) orientador(a) no Portal de Eventos da CoPICT até 30 dias corridos após a solicitação de substituição. O relatório deve seguir um dos modelos de relatório final disponibilizados nos apêndices do Edital.

 

É possível fazer a substituição de orientador?

Nos casos em que o(a) orientador(a) realizar afastamento integral por período superior a 3 (três) meses e este ocorrer após o sexto mês da pesquisa (após 01/03/2021), é permitida a substituição de orientador(a), desde que o orientador substituto atenda os requisitos estabelecidos no Edital.


ATENÇÃO: antes de solicitar a substituição de orientador(a), deve-se verificar se o(a) novo(a) orientador(a) já está orientando alunos com bolsa no Edital vigente e/ou se poderá receber mais uma bolsa, sendo que essa condição deve ter sido apontada no momento da submissão de projetos ao Edital. Para fazer a alteração de orientador(a), a bolsa do(a) aluno(a) precisará ser cancelada e indicada novamente; para evitar contratempos, orienta-se que o(a) aluno(a) atualize seu Lattes e, necessariamente, "envie" as alterações ao CNPq - caso contrário, a plataforma de gerenciamento de bolsas impede a indicação do(a) aluno(a). Quando a indicação com o(a) novo(a) orientador(a) for efetuada; o(a) aluno(a) receberá um e-mail direto do CNPq com o link para aceite da bolsa e preenchimento dos dados bancários. É imprescindível que este procedimento seja feito até o dia 10 do mês da nova indicação, sob risco de não pagamento da bolsa no próximo mês. A plataforma do CNPq fica aberta para a realização de cancelamentos (e substituições) das bolsas pelas Coordenadorias de ICT entre os dias 1 e 15 de cada mês, não sendo possível fazer alterações fora deste período.

Qual é o valor da bolsa do PIBIC/PIBIC-Af/PIBITI?

O valor atual da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Quando é feito o pagamento da bolsa?

A parcela será creditada na conta corrente informada pelo bolsista até o 5º dia útil do mês subsequente ao início da vigência da bolsa.

Como solicitar cancelamento de bolsa?

O cancelamento deve necessariamente ser solicitado pelo(a) orientador(a), por meio do formulário de cancelamentos e substituições disponível no item "Formulários" da página do edital. Esclarecemos que a plataforma do CNPq fica aberta para a realização de cancelamentos e/ou substituições das bolsas pelas Coordenadorias de ICT entre os dias 1 e 10 de cada mês, não sendo possível fazer cancelamentos fora deste período. Excepcionalmente no mês de dezembro a plataforma fecha no segundo dia útil do mês, então às solicitações precisam ser enviadas à CoPICT no mês de novembro.

Qual é a carga horária da Iniciação Científica/Tecnológica?

Todo bolsista deve cumprir com o máximo empenho e interesse a programação estabelecida no projeto de pesquisa, com carga horária mínima de 12 horas semanais.

Os bolsistas do programa têm direito à férias?

Não, pois a bolsa não é regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), não havendo, portanto, vínculo de trabalho com o CNPq/SAE ou com a universidade.

É possível renovar bolsas PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI?

Não é possível fazer renovação destas bolsas. Se tiver interesse em concorrer a bolsas por mais um período, deve-se submeter um novo projeto no Edital referente ao próximo ciclo. As bolsas PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI são regidas pelos Editais de Iniciação Científica e Tecnológica que são lançados anualmente pela ProPq, geralmente entre os meses de março e abril. As bolsas tem duração de 12 (doze) meses se implementadas a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional, que se inicia no dia 1º de agosto de cada ano.


Certificados

Como faço para solicitar reenvio do certificado de ICT realizada?

As declarações de ICTs realizadas devem ser solicitadas pelo formulário: Form. reenvio de certificado. Antes de solicitar esta declaração verifique se seu orientador não tem cópia do certificado enviado na época da conclusão da ICT no e-mail dele, pois os certificados, uma vez emitidos, são enviados para o e-mail dos orientadores. Para emitirmos a declaração, precisamos da confirmação que o relatório final de ICT entregue. Esclarecemos que até o ciclo 2016-2017 os relatórios eram submetidos pelo e-mail pibic@ufscar.br (anexar print de tela do e-mail enviado no formulário). A partir do ciclo 2017-2018, os relatórios foram submetidos pelo Portal de Eventos CoPICT e, nestes casos, deve-se informar o número da ID da submissão do relatório final.

Como solicitar uma declaração de iniciação científica e tecnológica em andamento?

Para obter uma declaração de iniciação científica e tecnológica em andamento, acesse https://www.copict.ufscar.br/editais, no menu à esquerda clique no edital desejado, e depois em "Declaração ICT em andamento".

Qual o prazo para a emissão de um certificado?

A previsão de envio do certificado é de sete dias úteis.